Come frutos secos e aproveite todos os seus benefícios

By | 9 de Março de 2018

Mais de uma vez você já deve ter ouvido falar sobre a importância de comer um punhado de nozes por dia. As nozes, as amêndoas, pistaches, avelãs, castanhas, amendoins, castanhas de caju, as castanhas, tâmaras… até mesmo os figos secos, e os damascos -essas frutas conservadas que as ama ou as odeia – também se incluem na lista de frutos secos, um dos alimentos mais saudáveis da nossa dieta.

Para que serve comer frutos secos?

Não são poucos suas propriedades, assim que nós vamos descobrir as principais razões por que devemos comer nozes regularmente:

Rampa de nutrientes essenciais e de energia

É difícil escolher por onde começar, mas vamos fazê-lo falando de grande quantidade de proteínas e minerais que nos dão, imprescindíveis em dietas veganas e vegetarianas. Mineraiscomo o cálcio, o potássio, o ferro e o zinco têm uma presença marcante em todos os frutos secos, o que os torna uma interessante fonte de energia. Desta forma, torna-se o petisco perfeito para atletas, um par de horas antes de começar o treinamento, mas também para estudantes ou trabalhadores, nas últimas horas da tarde.

Reforço a saúde cardiovascular

Sempre que escolher os frutos secos naturais, é dizer não torrados nem salar, estamos comendo um alimento rico em gorduras saudáveis, como os ácidos gordos ómega-3. Essas gorduras saudáveis são essenciais para que o organismo funcione bem, ajudam a reduzir o colesterol ruim e nos levantam o HDL, também conhecido como colesterol bom. Desta forma, as nozes são um alimento cardiosaludable, que ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas ou circulatórias.

Alimento saciante aliado das dietas

Outra razão para escolher frutos secos naturais por diante dos torrados são as calorias. Os frutos secos têm mais calorias do que gostaríamos, mas o consumo moderado não deve ser refletido na balança. Consumir frutos secos de forma regular e equilibrada irá ajudá-lo a manter o peso, e, no melhor dos casos, até mesmo perder peso, porque eles são um alimento saciante. Se a isso somarmos a fibra dietética que têm ajudam a melhorar o trânsito intestinal, evitando constipação e a formação de tumores no intestino.

Cada fruto seco tem suas particularidades, mas, em geral, que nos proporcionam os mesmos benefícios. Sim, as nozes são o fruto seco com mais antioxidantes e de mais qualidade, os pistácios estão livres de gorduras saturadas, os amendoins -embora tecnicamente sejam legumes- são bons para o cérebro, os cajus são ricos em ferro e zinco, e são o fruto seco que menos caloria nos traz… Uma das grandes vantagens desta variedade é que podemos variar os frutos secos que comemos, e todos eles podem ser consumidas de diferentes formas.

Precauções com os frutos secos

Embora os frutos secos têm um monte de propriedades , e temos todas as razões que temos visto para desfrutar deles há que ter em conta várias coisas, começando por alergias. Há pessoas alérgicas a frutos secos, ou a certos frutos secos, assim que identificação com cuidado com elas. Os frutos secos, como amêndoas ou nozes que ainda não amadureceram podem ser tóxicas, de modo a tentar evitá-los sempre que possível.

Outro aspecto com o que há que ter cuidado são as calorias. Já dissemos que sempre é mais saudável escolher frutos secos crus que torrados ou salgados artificialmente (além de tostarlos se perdem parte de seus nutrientes), mas há que consumir de forma moderada. Nem sempre é fácil, já que alguns, como as tubulações são vendidos muito salgados -as sementes cozidas têm pouco sabor-. Além disso, as pessoas com hipertensão ou obesidade devem limitar seu consumo, já que podem produzir o efeito contrário e prejudicar a sua saúde.

 

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